ILHA MARTIN GARCÍA
A Ilha Martín García está localizada no Rio de la Plata, em frente à foz de seus dois principais tributários, os rios Paraná e Uruguai.
O Tratado do Rio de la Plata e sua Frente Marítima estabelece que a ilha está sob a jurisdição da República Argentina e será utilizada exclusivamente como reserva natural para a conservação e preservação da fauna e flora nativas. Também estipula que a sede da Comissão Administrativa do Rio de la Plata está localizada na Ilha Martín García e confia à CARP a construção e administração de um parque dedicado à memória dos heróis comuns por ambos os povos.
CARP também tem um subescritório na Cidade de Buenos Aires (RA), assim como este Museu e um Escritório Técnico em Colonia del Sacramento (ROU).
Canais de navegação, canal Martín García
O Tratado estabelece que fora das faixas costeiras, nas águas de uso comum, as Partes, conjunta ou individualmente, podem construir canais de navegação e quem quer que os construa ou os tenha construído antes do Tratado, deverá mantê-los, administrá-los, ditar sua regulamentação e exercer o controle de seu cumprimento.
Para a construção de novos canais, a modificação ou alteração significativa dos canais existentes ou a realização de quaisquer outras obras, a outra parte deverá ser consultada previamente através da Comissão Administrativa a fim de determinar se o projeto pode causar danos significativos ao interesse de navegação da outra parte ou ao regime do rio.
Em 1991, ambos os Estados confiaram à CARP o concurso público para a dragagem, balizamento e manutenção do Canal Martín García. Esta via navegável, que se estende por 106,5 quilômetros, é estratégica para o comércio exterior regional.
A Comisão Administradora do Río de la Plata (CARP), por mandato dos Estados, administra este canal cobrando pedágio aos navios que o utilizam, obtendo assim os recursos que lhe permitem manter o canal dragado e balizado para garantir o transporte seguro de mercadorias.